Atualmente vivemos na era da estética, a obsessão por um belo sorriso se torna um desafio para os profissionais da área odontológica.

O cirurgião-dentista tem hoje um arsenal de materiais e técnicas como o clareamento dental, facetas, fragmentos e coroas em porcelana para devolver ou recriar sorrisos belos e harmônicos.

Para confecção destas “peças” o dentista atua juntamente com o técnico em prótese dental que atualmente alguns se especializaram em cerâmicas dentais visando a estética e naturalidade criando arte em forma de dente. Um destes profissionais chamados hoje de ceramistas se destaca no cenário mundial.

Abaixo segue entrevista com o ceramista Rodrigo Monsano, considerado um dos melhores em sua área hoje no Brasil.

O que são as próteses em cerâmica?

São próteses altamente estéticas normalmente realizadas com uma matriz de feldspato semelhante a porcelana que se assemelha muito ao aspecto e características de um dente natural.

Que tipo de profissionais produzem as próteses?

Técnicos em Prótese Dentária (Protético).

Como é o processo de produção da prótese?

Envolve diversas etapas e setores que vão desde o planejamento e construção de estruturas de reforço e suporte ate a parte estética que pode ser realizada em diversos materiais, sendo que os realizados em cerâmica são os mais procurados pelos resultados obtidos.

Qual o tempo necessário entre a primeira consulta com o dentista e a colocação da cerâmica?

O Tempo é variável, a de se levar em consideração o tipo de trabalho a ser realizado, a quantidade de elementos dentais a ser envolvidos, a estratégia de tratamento e o grau de expectativa. Podemos estabelecer como tempo médio para uma coroa ou faceta cerâmica um prazo de 15 dias.

Como é o seu trabalho aliado aos dentistas?

Um trabalho pensado, planejado e executado em sintonia, onde a comunicação conta cada vez mais com recursos tecnologicos e protocolos fotograficos pré estabelecidos para que possamos obter o
melhor resultado possível.

Compreensão, paciência, e respeito mutuo são fundamentais para estes resultados entre todas as partes envolvidas : paciente – dentista – protético.

É possível personalizar um sorriso?

Sim, com planejamento o dentista pode ser interpretado como engenheiro e o protético como um arquiteto. É possível desenhar o novo sorriso num projeto e em alguns casos transforma-lo em maquete para que o paciente possa opnar e dizer antes da execução da protese final o que o agrada ou desagrada.

Qual é o benefício máximo que um tratamento com prótese de cerâmica pode fornecer?

Aliar o reestabelecimento da funcionalidade e mastigação ao desenho estético de um sorriso relativamente perfeito de acordo com a ideia e expectativa individualizada de cada pessoa (paciente), gerando assim conforto, melhora substancial da auto estima e vontade de voltar a sorrir.

“ Uma equipe de profissionais de ponta e de parcerias de alto nível garante o sucesso nos resultados dos tratamentos”, explica Dr. Arnaldo Takahashi.


Takahashi, Macedo
Takahashi, Macedo

A Takahashi, Macedo Odontologia Multidisciplinar é uma Clínica Odontológica especializada em Reabilitação Oral com Implantes Dentários e Estética Oral. Com 20 anos de parceria, contamos com uma equipe de Dentistas altamente qualificada composta por especialistas, buscando sempre o aprimoramento técnico, científico e humano. Aliando tradição e tecnologia, oferecemos aos nossos clientes um plano de Tratamento odontológico diferenciado, visando qualidade e a saúde, o que garante o sucesso nos resultados, a satisfação de nossos clientes, almejando ser uma das melhores clinicas odontológicas de São Paulo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.