estetica do sorriso

O conceito de estética, os valores que a mídia e a sociedade têm dado à beleza, e a harmonia do sorriso, estão direcionando os pacientes, cada vez mais, para a busca dessa modalidade de tratamento.

Dentes tortos, restaurações escuras (amálgama ou metais), restaurações antigas, manchadas nos dentes anteriores, faixa escura na gengiva, em próteses antigas, são as grandes reclamações dos pacientes.

Mas, atualmente, um novo conceito em design do sorriso leva os pacientes aos consultórios e clinicas odontológicas, atrás das lentes de contato dental. E para suprir estas necessidades, temos um arsenal de técnicas, procedimentos e materiais para resolução de casos cada vez mais complexos.

Dentre eles, as porcelanas dentárias de ultima geração, que cumprem de maneira muito eficaz a função estética. Porcelanas como IPS.emax e IPS d.sign e materiais de infra-estrutura, em Zirconia, são o que tem de melhor, atualmente.

A utilização de materiais estéticos em nossas próteses é uma exigência constante, tanto sobre dente, como sobre nossos implantes dentarios. Materiais como zirconia, dissilicato de lítio, recobertos com porcelanas altamente estéticas fazem parte do nosso dia a dia.

Exemplificando abaixo, podemos explicar as formas com que utilizamos estes materiais.

Faceta de Porcelana

Constitui numa “capa” parcial que irá ser “colada”na superfície da frente do dente e necessita de um desgaste maior do dente.

Lente de Contato de Porcelana

Constitui numa “capa” bem mais fina do que a faceta, recobrindo a parte da frente do dente, necessitando pouco desgaste ou, quase nenhum, do dente.

Fragmento de Porcelana

Constitui em “pedaço” de porcelana que será colado no dente com o intuito de alterar sua forma. Em geral, para fechar espaços entre os dentes e aumentar de tamanho.

Coroa Total de Porcelana

Constitui em uma “capa total”, que reveste totalmente o dente. Para isso, o desgaste da estrutura dental é maior. Apesar de todas estas técnicas e materiais é preciso muita cautela para que cada caso seja analisado e discutido juntamente com o paciente e profissional, para que, juntos, analisem o custo-benefício biológico para realização de um excelente trabalho estético e o mais natural possível.


Takahashi, Macedo
Takahashi, Macedo

A Takahashi, Macedo Odontologia Multidisciplinar é uma Clínica Odontológica especializada em Reabilitação Oral com Implantes Dentários e Estética Oral. Com 20 anos de parceria, contamos com uma equipe de Dentistas altamente qualificada composta por especialistas, buscando sempre o aprimoramento técnico, científico e humano. Aliando tradição e tecnologia, oferecemos aos nossos clientes um plano de Tratamento odontológico diferenciado, visando qualidade e a saúde, o que garante o sucesso nos resultados, a satisfação de nossos clientes, almejando ser uma das melhores clinicas odontológicas de São Paulo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.