cirurgia de enxertos

tecnologia digital trouxe grandes inovações na Odontologia, não somente na parte de diagnósticos mas também permite a realização de trabalhos protéticos para correção do sorriso com o acompanhamento visual do paciente.

Porém, não é somente nessas áreas que a tecnologia vem nos auxiliando, os procedimentos cirúrgicos ficaram mais precisos, seguros e rápidos com a realização de implantes guiados por computador ou então a realização de cirurgias de enxertos ósseos mais complexas, que atualmente pode ser feita em biomodelos previamente.

Tradicionalmente os procedimentos de enxertos ósseos para os casos de pacientes que perderam os dentes há muitos anos por acidentes ou por infecções, eram tratados de forma complexa onde era necessário remover um fragmento ósseo de uma área e inserir em outra área da cavidade oral, procedimento esse denominado enxerto ósseo autógeno.

Tais procedimentos eram desconfortáveis pois o tempo de cirurgia era elevado, o pós operatório com edemas e alguns hematomas, gerando desconforto aos pacientes.

Muitos desses pacientes, no passado, optaram por outras alternativas de reabilitação, relata Dr. Arnaldo Takahashi.

Porém a tecnologia atual nos permite realizar tais procedimentos de forma mais confortável, rápida e segura, através da tecnologia digital e biomodelos, comenta o Prof. Dr. Luís Macedo.

Os biomodelos são obtidos a partir das imagens de tomografias computadorizadas dos pacientes. A partir das imagens, constrói-se uma imagem 3D onde pode-se mensurar e avaliar toda a região que necessita de enxertos ósseos previamente à instalação dos implantes.

A partir da tecnologia de impressão 3D ou estereolitografia, o biomodelo é construído e todo o procedimento cirúrgico pode ser realizado sem a presença do paciente.

E como isso funciona ?

Todas as imagens do paciente são trabalhadas no computador e os enxertos desenhados e mensurados na forma e dimensões necessárias. Agendamos o paciente para cirurgia, porém, enquanto o mesmo aguarda para início do procedimento, permanecemos na sala cirúrgica preparando os materiais na forma e dimensões de acordo com o planejado em computador.

Todo esse processo é realizado no biomodelo e assim que finalizamos o processo, o paciente então é levado à sala de cirurgia para que o material seja adaptado e inserido.

“Os procedimentos cirúrgicos ficaram mais precisos, seguros e rápidos com a realização de implantes guiados por computador”.

Com isso fazemos o procedimento se tornar mais rápido, confortável ao paciente além da segurança que temos em trabalhar baseado nas imagens e biomodelos, afirma o Prof. Dr. Luís Macedo.

Alguns procedimentos que duravam em torno de 3 a 4hs hoje conseguimos fazer em 40 minutos, tornando mais confortável ao paciente, completa Dr. Arnaldo Takahashi.


Takahashi, Macedo
Takahashi, Macedo

A Takahashi, Macedo Odontologia Multidisciplinar é uma Clínica Odontológica especializada em Reabilitação Oral com Implantes Dentários e Estética Oral. Com 20 anos de parceria, contamos com uma equipe de Dentistas altamente qualificada composta por especialistas, buscando sempre o aprimoramento técnico, científico e humano. Aliando tradição e tecnologia, oferecemos aos nossos clientes um plano de Tratamento odontológico diferenciado, visando qualidade e a saúde, o que garante o sucesso nos resultados, a satisfação de nossos clientes, almejando ser uma das melhores clinicas odontológicas de São Paulo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.