a construção de um novo sorriso

Nessa edição, a clínica “Takahashi, Macedo” elaborou um passo a passo para quem deseja ter um sorriso bonito e atraente, veja como funciona:

Tudo começa na consulta inicial, onde o profissional tem que olhar para a boca do paciente com muita atenção para avaliar o caso como um todo. Desde a saúde gengival, como as retrações, até as restaurações e coroas antigas, o equilíbrio da “mordida”, problemas de articulação temporo-mandibular, equilíbrio entre a estética rosa (gengiva) e a estética branca (dentes), perdas dentárias e de estrutura óssea e muito mais.

A realização de radiografias, fotos para análise do sorriso, modelos de estudo e exames complementares é fundamental para que uma equipe de especialistas consiga planejar um sorriso ideal para cada um. Além disso, é de fundamental importância discutir e levar muito em consideração a expectativa do paciente frente a um possível tratamento.

Com todos os parâmetros na mão, o dentista e sua equipe dispões de várias técnicas e procedimentos para alcançar o melhor resultado do caso analisado, o cronograma pode seguir essa linha: Em geral, o primeiro procedimento a ser feito é o planejamento estético do sorriso, que pode ser realizado através de enceramento ou de forma digital.

A partir daí, com o resultado em mãos, é montado o protótipo real do novo sorriso, que já pode ser experimentado na boca.

Tratar a gengiva e torná-la saudável, além de conscientizar o paciente a manter a saúde bucal. Esse é um passo muito importante para a realização do tratamento e manutenção de tudo que será feito.

Se for necessária a realização de enxertos ósseos ou implantes dentários tem que se aguardar o tempo de osseointegração destes para confecção dos dentes em porcelana definitivos.

Normalmente, o próximo passo é realizar o tratamento clareador, que pode acontecer em consultório, em casa, ou com ambas as técnicas para conseguir um resultado melhor.

Após o clareamento dental, podemos trocar restaurações, coroas antigas e realizar o preparo(desgaste), que pode ser invasivo, minimamente invasivo, ou, às vezes, sem desgaste para a realização dos fragmentos, facetas e coroas em porcelana que serão utilizadas para a transformação do sorriso.

O último passo é a instalação de todos os dentes em cerâmica e, para quem sofre de bruxismo (apertamento e rangimento dental), instalar uma placa protetora, tanto para a reabilitação estética e funcional, quanto para proteger as articulações temporo-mandibulares.

Por fim, de tempos em tempos, dependendo de cada caso, é necessária uma consulta de controle para mantermos todo o trabalho realizado e a manutenção de higiene oral, que é de suma importância para longevidade do trabalho.


Takahashi, Macedo
Takahashi, Macedo

A Takahashi, Macedo Odontologia Multidisciplinar é uma Clínica Odontológica especializada em Reabilitação Oral com Implantes Dentários e Estética Oral. Com 20 anos de parceria, contamos com uma equipe de Dentistas altamente qualificada composta por especialistas, buscando sempre o aprimoramento técnico, científico e humano. Aliando tradição e tecnologia, oferecemos aos nossos clientes um plano de Tratamento odontológico diferenciado, visando qualidade e a saúde, o que garante o sucesso nos resultados, a satisfação de nossos clientes, almejando ser uma das melhores clinicas odontológicas de São Paulo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.